Skip to content

Ruptura econômica e política na Europa

31/05/2012

Não há como negar que a situação econômica mundial é muito delicada e repleta da incertezas. O processo de desaceleração (forçada) do crescimento econômico nos países emergentes é uma realidade. A Europa, submerge à recessão na maioria dos países e os EUA apresentam retomada econômica pífia, que aparenta não ter condições de consolidação.

A crise da dívida soberana europeia veio a deflagrar um processo de ruptura econômica no continente, com a possível saída da Grécia da zona do euro, entre outros desdobramentos muito sérios para a união política e econômica do bloco.

Caso não haja entendimento entre os países integrantes da zona do euro no que se refere à questão da ajuda financeira para dar suporte aos países em dificuldades crônicas para rolar suas dívidas soberanas, e das propostas para uma solução de resgate para os sistemas bancários locais desses países – evitando, assim, as chamadas “corridas bancárias” e a falência dos mesmos -, as consequências poderão ser devastadoras.

O problema é essencialmente político, já que a saída para uma solução econômica só se dará a médio prazo, por meio de reformas estruturais nas economias dos países em crise. Dessa forma, se a Alemanha mantiver sua posição – que tem sido inflexível – em relação ao tema, a probabilidade de ruptura aumenta consideravelmente. Na verdade, ela já está em níveis elevados, uma vez que o desentendimento e falta de ação efetiva entre os integrantes da zona do euro quanto ao problema se arrasta há um bom tempo – e este está se esgotando.

O assunto já foi abordado no blog em outros posts, que podem ser acessados pelos links a seguir.

Oportunidades em bolsa hoje: só se for gastando muito pouco

Momento delicado, mas de oportunidades…

As consequências de uma ruptura desse nível são imprevisíveis e podem extrapolar a dimensão econômica, passando para outra dimensão: a de conflitos políticos entre países… Nesse sentido, todo o cuidado é pouco na avaliação de investimentos em ativos de risco.

Bons negócios!

Acesse também

http://www.investcerto.com.br

Siga a InvestCerto no Twitter

http://twitter.com/investcerto

Anúncios
Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: