Skip to content

Estudo Setorial – Imobiliário (atualização em 30/05/12)

30/05/2012

Conforme já definido, os estudos setoriais são atualizados sempre que mudanças nas variáveis como preços das ações e nos preços-alvo estimados pelo mercado acontecem. No caso, existiram várias revisões em relação aos preços-alvo, assim como houve forte queda nos preços das ações do setor imobiliário desde a publicação do estudo original em 11/05/12.

Pode-se ver abaixo o gráfico de Retornos Comparativos atualizado, que mostra quais ações estão “caras” e quais ações estão “baratas” frente ao retorno esperado de mercado – dados os vários betas calculados para elas. Note que as ações posicionadas acima da “linha azul” estão “baratas” e as abaixo da linha, “caras”.

Percebe-se que a inclinação negativa da “reta azul” do gráfico aumentou em decorrência da piora no retorno esperado de mercado para as ações do setor. Essas ações têm sido alvo de forte pressão vendedora por parte de investidores (locais e estrangeiros) devido ao momento delicado vivido pela Europa e pelo desapontamento do mercado quanto aos resultados recentemente publicados pelas companhias do setor.

Já por meio do gráfico de Retornos Comparativos, encontrado abaixo, é possível identificar e avaliar a diferença percentual de retorno existente entre as ações estudadas no setor imobiliário.

Por fim, para concluir a análise, pode-se ver uma tabela resumo com as principais características obtidas por meio do estudo.

Limitações:

É sempre bom lembrar que tanto mudanças nos preços-alvo dessas ações, quanto nos preços negociados para elas no mercado trarão como consequências mudanças nas suas relações comparativas. Dessa forma,  o monitoramento regular do estudo será feito sempre que possível com o objetivo de capturar possíveis modificações relativas entre as ações pertencentes ao setor imobiliário da BM&FBovespa.

Bons negócios!

Acesse também

http://www.investcerto.com.br

Siga a InvestCerto no Twitter

http://twitter.com/investcerto

Anúncios
2 Comentários
  1. Johnny Smiths permalink

    Desculpe, mas está difícil de entender esses gráficos acima, um padrão completamente diferente de tudo que eu vi até hoje…

    • Olá Johnny,

      Obrigado pelo comentário.

      Esse estudo e os seus gráficos estão fundamentados na moderna teoria de finanças. É uma aplicação da “security market line” para as ações do setor analisado.

      Abraço,

      Luiz Rogé

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: