Skip to content

Estudo de Curvas de Juros Spot e a Termo – 24/05/2012 (às 110h43)

24/05/2012

As taxas de juros dos DI’s voltam a oscilar conforme o panorama dos mercados. Os contratos curtos continuam a apontar corte de 0,75 p.p. na taxa Selic para a reunião do Copom da semana que vem – vide projeções abaixo.

A chance é de que o Banco Central continue a se utilizar da “oportunidade” oferecida pela crise externa e mudança institucional na remuneração das cadernetas de poupança para reduzir com vigor a taxa de juros básica da economia.

Apesar da inflação local apresentar sinais de pressão, principalmente no setor de serviços (bens não comercializáveis), o governo não espera forte impacto no índice de inflação. Como medida de controle, ele já “mostrou as garras” no câmbio ao começar a oferecer swaps cambiais para o mercado e “tabelar” informalmente uma banda de flutuação para o dólar. O dólar futuro para junho (contrato mini) era negociado na BM&F a R$ 2,054/US$ às 11h22.

Além disso, deve-se destacar a “mudança de orientação” do governo em relação ao crescimento econômico do país; ainda mais em uma situação de potencial ruptura financeira no mercado internacional como consequência da crise da dívida européia.

O cenário é muito ruim e conforme o mercado já aprendeu, o comportamento do atual presidente do BCB é mais agressivo no que diz respeito a “antecipar” fatos e tendências na economia global.

Confira, a seguir, as curvas de juros spot e a termo delineadas pelos DI’s às 10h43.

Curva de DI’s curtos:

Curva de DI’s longos:

Taxas Selic:

– a meta Selic esperada para a reunião do Copom de 29 e 30/05/12 é de 8,26% aa, apresentando uma redução de 0,74 p.p. frente à Selic da reunião anterior;

– a meta Selic esperada para a reunião do Copom de 10 e 11/07/12 é de 7,94% aa, apresentando uma redução de 0,32 p.p. frente à Selic da reunião anterior;

– a meta Selic esperada para a reunião do Copom de 28 e 29/08/12 é de 7,94% aa, apresentando estabilidade frente à Selic da reunião anterior.

– a meta Selic esperada para a reunião do Copom de 09 e 10/10/12 é de 7,97% aa, apresentando estabilidade frente à Selic da reunião anterior.

Obs. Vale observar que foi considerado um prêmio de 0,11 p.p. ao ano acima das taxas de juros apresentadas pelos DI’s para se chegar às taxas (metas) Selic estimadas.

Bons negócios!

Acesse também

http://www.investcerto.com.br

Siga a InvestCerto no Twitter

http://twitter.com/investcerto

Anúncios
Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: