Skip to content

Estudo de Curvas de Juros Spot e a Termo – 23/05/2012 (às 12h07)

23/05/2012

Da mesma forma que subiu, hoje caiu! O que mostra que o mercado de taxas de juros também navega em “águas turbulentas” – apesar da menor volatilidade frente a das bolsas de valores.

As taxas de juros dos DI’s devolveram os prêmios acumulados ontem, após declarações de “parcimônia” do presidente do Banco Central do Brasil (BCB), Alexandre Tombini. Nem mesmo o pacote de estímulos para aquecer a economia local e a forte alta recente do dólar, impediram que as taxas de juros recuassem nessa manhã.

Ou seja, a perspectiva de maior inflação à frente foi assimilada pelos players do mercado que entendem que o BCB não deve recuar de seu objetivo de baixar a taxa Selic em 0,75 p.p. na próxima reunião do Copom – semana que vem.

O cenário internacional preocupante e as possíveis consequências recessivas advindas de um evento adverso na Europa, deverão fundamentar a postura “menos parcimoniosa” do BCB com relação à redução da Selic. Percebe-se que todo o governo se mobiliza para enfrentar mais uma crise financeira internacional – em um cenário de pior caso.

Nesse sentido, duas possibilidades se mostram mais plausíveis:

– corte de 0,75 p.p. seguido de corte de 0,50 p.p. na Selic na próxima reunião do Copom;

– dois ou mais cortes seguidos na Selic na faixa de 0,50 p.p. nas próximas reuniões do Copom.

Dessa forma, o mercado poderia “mirar” em uma taxa Selic razoavelmente abaixo dos 8% aa estimados para o final de 2012 pelo Focus.

Confira, a seguir, as curvas de juros spot e a termo delineadas pelos DI’s às 12h07.

Curva de DI’s curtos:

Curva de DI’s longos:

Taxas Selic:

– a meta Selic esperada para a reunião do Copom de 29 e 30/05/12 é de 8,24% aa, apresentando uma redução de 0,76 p.p. frente à Selic da reunião anterior;

– a meta Selic esperada para a reunião do Copom de 10 e 11/07/12 é de 7,92% aa, apresentando uma redução de 0,32 p.p. frente à Selic da reunião anterior;

– a meta Selic esperada para a reunião do Copom de 28 e 29/08/12 é de 7,90% aa, apresentando estabilidade frente à Selic da reunião anterior.

– a meta Selic esperada para a reunião do Copom de 09 e 10/10/12 é de 7,81% aa, apresentando uma redução de 0,09 p.p. frente à Selic da reunião anterior.

Obs. Vale observar que foi considerado um prêmio de 0,11 p.p. ao ano acima das taxas de juros apresentadas pelos DI’s para se chegar às taxas (metas) Selic estimadas.

Bons negócios!

Acesse também

http://www.investcerto.com.br

Siga a InvestCerto no Twitter

http://twitter.com/investcerto

Anúncios
Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: