Skip to content

Estudo de Curvas de Juros Spot e a Termo – 18/05/2012 (às 11h49)

18/05/2012

As taxas de juros continuam a recuar nos contratos de DI futuro negociados na BM&FBovespa. Conforme já ressaltado, as quedas são mais pronunciadas para os vencimentos longos, negociados a partir do vencimento de janeiro/14.

O cenário internacional desfavorável e pessimista, além da menor previsão de crescimento econômico para o Brasil impulsionam a queda das taxas de juros locais.

É normal que os vencimentos mais longos tenham oscilações mais fortes em decorrência do “efeito chicote” que ocorre de maneira cumulativa em toda a estrutura a termo de taxas de juros. Entretanto, por conta desse efeito, o risco dos vencimentos longos é muito superior ao dos curtos.

Os estudos anteriores do blog InvestCerto têm apontado que a venda de taxas de juros (aposta na sua queda) para o vencimento de janeiro/14 seria o ideal, devido à relação de retorno-risco superior à dos vencimentos mais longos. Esse vencimento se situa no ponto de inflexão da curva spot de juros e, por isso, representa risco menor frente aos vencimentos mais longos.

Confira, a seguir, as curvas de juros spot e a termo delineadas pelos DI’s às 11h49.

Curva de DI’s curtos:

Curva de DI’s longos:

Taxas Selic:

– a meta Selic esperada para a reunião do Copom de 29 e 30/05/12 é de 8,10% aa, apresentando uma redução de 0,90 p.p. frente à Selic da reunião anterior;

– a meta Selic esperada para a reunião do Copom de 10 e 11/07/12 é de 7,76% aa, apresentando uma redução de 0,34 p.p. frente à Selic da reunião anterior;

– a meta Selic esperada para a reunião do Copom de 28 e 29/08/12 é de 7,75% aa, apresentando estabilidade frente à Selic da reunião anterior.

– a meta Selic esperada para a reunião do Copom de 09 e 10/10/12 é de 7,67% aa, apresentando uma redução de 0,08 p.p. frente à Selic da reunião anterior.

Obs. Vale observar que foi considerado um prêmio de 0,11 p.p. ao ano acima das taxas de juros apresentadas pelos DI’s para se chegar às taxas (metas) Selic estimadas.

Bons negócios!

Acesse também

http://www.investcerto.com.br

Siga a InvestCerto no Twitter

http://twitter.com/investcerto

Anúncios
Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: