Skip to content

Estudo de Curvas de Juros Spot e a Termo – 08/05/2012 (às 15h51): Refluxo I

09/05/2012

Após o ajuste de ontem (que, convenhamos, já era esperado), o mercado de juros futuros experimentou mais do mesmo. Ou seja, com a confirmação de que a inflação começa a mostrar suas garras, os preços dos DI’s sofreram novos ajustes hoje. O IPC-A de abril veio acima do esperado, com pressão localizada nos gastos pessoais, tendo atingido 0,64% no mês. A taxa de inflação nos últimos 12 meses até abril/12, inclusive, está em 5,10%.

As taxas de juros prefixadas procuram se ajustar à nova perspectiva de inflação. Normalmente se diz que o mercado tende a exagerar na tendência; e foi isso o que ele fez na esteira da expectativa de queda nas taxas de juros prefixadas, conforme pudemos observar com certa antecedência. Hoje ocorreu nova abertura de taxas de juros nos DI’s longos, que veio a se somar a de ontem.

Mesmo os pós-fixados não ficaram imunes e as taxas das NTNB’s caíram. Se tomarmos a taxa de juros acima do IPC-A negociada na NTNB 15/05/15 hoje (às 14h30) na faixa de 3,36% aa a 3,39% aa, percebe-se que houve uma redução de cerca de 0,50 p.p. frente à taxa negociada em 30/04/12, quando sugerimos que os pós-fixados eram preferíveis aos prefixados naquele momento. Isto é, as taxas de juros prefixadas aumentaram muito desde aquele momento, e as taxas pós-fixadas caíram. Vide o estudo “Qual é a melhor aplicação de renda fixa: pré ou pós-fixada? “.

Veja como estão as taxas de juros spot e a termo dos DI’s às 15h18, conforme as tabelas e gráficos a seguir.

Curva de DI’s curtos:

Curva de DI’s longos:

Perspectivas:

Volatilidade. O mercado irá tatear até encontrar um nível adequado de taxas de juros alinhada à nova perspectiva de inflação local.

Taxas Selic:

– a meta Selic esperada para a reunião do Copom de 29 e 30/05/12 é de 8,24% aa, apresentando uma redução de 0,76 p.p. frente à Selic anterior;

– a meta Selic esperada para a reunião do Copom de 10 e 11/07/12 é de 8,02% aa, apresentando uma redução de 0,22 p.p. frente à Selic acima;

– a meta Selic esperada para a reunião do Copom de 28 e 29/08/12 é de 8,00% aa, apresentando estabilidade frente à Selic acima.

– a meta Selic esperada para a reunião do Copom de 09 e 10/10/12 é de 7,95% aa, apresentando uma redução de 0,05 p.p. frente à Selic acima.

Obs. Vale observar que foi considerado um prêmio de 0,11 p.p. ao ano acima das taxas de juros apresentadas pelos DI’s para se chegar às taxas (metas) Selic estimadas.

Bons negócios!

Acesse também

http://www.investcerto.com.br

Siga a InvestCerto no Twitter

http://twitter.com/investcerto

Anúncios
Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: