Skip to content

Estudo de Curvas de Juros Spot e a Termo – 03/05/2012 (às 11h03) – Efeito Poupança

03/05/2012

Conforme antecipado ontem no Estudo de Curvas de Juros Spot e a Termo – 02/05/2012 (às 10h40), o governo deve anunciar a mudança de sistemática para a remuneração da caderneta de poupança. Ao que tudo indica, deve propor ao congresso, via medida provisória, a indexação de sua remuneração a determinado percentual da taxa Selic. Estima-se que seja um percentual na faixa de 80% da taxa Selic. Vale lembrar que a mudança atingiria apenas os novos depósitos na caderneta e que, ao que tudo indica, não devem ser alteradas as regras relativas à isenção de pagamento de imposto de renda sobre o rendimento da caderneta. A conferir…

A nova sistemática de remuneração da poupança libera o Copom para determinar uma taxa de juros básica (taxa Selic) compatível com as taxas de juros internacionais, perseguindo a meta aproximada de 2% aa de juros reais – conforme orientação do Planalto.

Como consequência dessa medida, o mercado futuro de taxas de juros (DI) vem, sistematicamente, reduzindo as taxas de juros negociadas na BM&F. Dessa forma, já se espera uma taxa Selic próxima a 8,00% aa para o final de 2012, como se pode conferir pelas curvas spot e a termo delineadas nesse horário:

Curva de DI’s curtos:

Taxas Selic:

– a meta Selic esperada para a reunião do Copom de 29 e 30/05/12 é de 8,33% aa, apresentando uma redução de 0,67 p.p. frente à Selic anterior;

– a meta Selic esperada para a reunião do Copom de 10 e 11/07/12 é de 8,12% aa, apresentando uma redução de 0,21 p.p. frente à Selic anterior;

– a meta Selic esperada para a reunião do Copom de 28 e 29/08/12 é de 8,11% aa, apresentando estabilidade frente à Selic anterior.

– a meta Selic esperada para a reunião do Copom de 09 e 10/10/12 é de 8,05% aa, apresentando uma redução de 0,06 p.p. frente à Selic anterior.

Obs. Vale observar que foi considerado um prêmio de 0,11 p.p. ao ano acima das taxas de juros apresentadas pelos DI’s para se chegar às taxas (metas) Selic estimadas.

Conforme pode-se ver, o mercado aposta, nesse momento, que a Selic deve fechar 2012 em cerca de 8% aa. A redução frente aos 9% aa definidos atualmente é decorrente da esperada modificação na sistemática de remuneração das cadernetas de poupança.

Curva de DI’s longos:

Já os DI’s longos, após terem reduzido os “prêmios” em suas taxas de juros na seção de ontem, não apresentaram novas quedas em suas taxas de juros em decorrência da medida a ser aplicada sobre a poupança. O problema é que o mercado estima que a política econômica de crescimento econômico implementada pelo governo irá provocar mais inflação e que o Copom, em resposta a isso, deverá elevar novamente a taxa Selic a partir de determinado momento no futuro.

Entretanto, mesmo com aumento de inflação, quando o Copom for elevar a Selic, o estará fazendo sobre uma base bem inferior. Na verdade, é possível que o ciclo de redução da Selic não seja encerrado quando ela atingir 8%. Se a conjuntura internacional continuar desinflacionária e as condições locais de cresimento econômico e inflação o permitirem, é muito provável que o Copom resolva estender o ciclo de redução da Selic, colocando-a abaixo dos 8% aa.

Portanto, o mercado pode estar perdendo uma ótima oportunidade por não “vender taxas de juros” nesses contratos, pois a chance é de que  as taxas de juros spot dos DI’s mais longos, onde os prêmios são muito superiores, deverão “fechar” significativamente.

Bons negócios!

Acesse também

http://www.investcerto.com.br

Siga a InvestCerto no Twitter

http://twitter.com/investcerto

Anúncios
Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: