Skip to content

Estudo de Curvas de Juros Spot e a Termo – 26/04/2012 (às 9h58)

26/04/2012

O Copom publicou a ata de sua reunião de 18 e 19/04/12 agora cedo. Após a confirmação da modificação do parágrafo 35 da ata, onde o Comitê deixou em aberto a possibilidade de novas reduções da taxa Selic no curtíssimo prazo (vide post publicado às 9h00 de hoje “COPOM: a porta para novas reduções permanece aberta!”, o mercado futuro de taxas de juros realizou alguns ajustes nas taxas de juros negociadas pelos DI’s na BM&F.

Veja, a seguir, como estão as curvas spot e a termo delineadas pela negociação dos DI’s futuros às 9h58:

Curva de DI’s curtos:

Curva de DI’s longos:

Comentário

Percebe-se que as reduções nas taxas de juros frente aos fechamentos ajustados de ontem foram “marginais” para os DI’s curtos, em especial, para o DI com vencimento em julho/12 – que reflete com mais precisão a estimativa para a taxa Selic a ser definida na próxima reunião do Copom. Já para os DI’s longos, a partir de janeiro/14 em diante, o ajuste foi maior, com destaque para a redução de 0,09 p.p. no contrato com vencimento em janeiro/21.

Dessa forma, está consolidada a expectativa de redução máxima de 0,5 p.p. na taxa Selic na próxima reunião do Copom a ser realizada em 29 e 30/05/12 – conforme previsão realizada pela InvestCerto em “Estudo: Curvas de Juros Spot e a Termo – 19/04/2012 (às 14h02): Pós-Copom”.

Estimativas futuras

De acordo com os DI’s negociados às 9h58, estão previstas as seguintes taxas Selic para as próximas reuniões do Copom:

– a meta Selic esperada para a reunião do Copom de 29 e 30/05/12 é de 8,48% aa, apresentando uma redução de 0,52 p.p. frente à Selic anterior;

– a meta Selic esperada para a reunião do Copom de 10 e 11/07/12 é de 8,38% aa, apresentando uma redução de 0,10 p.p. frente à Selic anterior;

– a meta Selic esperada para a reunião do Copom de 28 e 29/08/12 é de 8,39% aa, apresentando um aumento de 0,01 p.p. frente à Selic anterior.

Vale observar que foi considerado um prêmio de 0,11 p.p. ao ano acima das taxas de juros apresentadas pelos DI’s para se chegar às taxas (metas) Selic estimadas.

Por fim, os DI’s continuam a indicar uma expectativa de corte de 0,5 p.p. na taxa Selic na reunião do Copom de final de maio e depois projetam estabilidade para a Selic nas próximas reuniões do Comitê – até o final de agosto/12.

Bons negócios!

Acesse também

http://www.investcerto.com.br

Siga a InvestCerto no Twitter

http://twitter.com/investcerto

Anúncios
Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: