Skip to content

Estudo: Curvas de Juros Spot e a Termo – 15/03/2012 (às 9h41)

15/03/2012

A ata da reunião do Copom da semana passada jogou uma pá de cal na expectativa de redução mais forte da taxa Selic, pelo menos por ora. Conforme seu texto, a Selic deve permanecer estabilizada levemente acima de sua mínima histórica, que foi de 8,75%. Dessa forma, pode-se esperar que a Selic venha a ter no limite mais uma redução total de 1 pp até o encerramento do ciclo de redução implementado pelo Bacen a partir de agosto de 2011.

O mercado de DI já refletiu a ata em sua abertura, que negociou apenas os contratos longos até às 9h41. Percebe-se uma alta forte nesses contratos frente às taxas de juros negociadas ontem. Vale observar que os contratos de maio, junho e julho ainda não tinham registrado negócios e, por isso, seus preços refletem o preço de ajuste corrigido para hoje. Nesse sentido, o cálculo da taxa Selic esperada para as próximas reuniões do Copom fica prejudicado.

De qualquer forma, permanece a dúvida: será que o Copom manterá a velocidade da queda da Selic em 0,75 pp na próxima reunião e reduzirá essa velocidade para uma queda de apenas 0,25 pp na reunião de maio, ou adotará postura mais conservadora, distribuindo a queda esperada em 2 cortes de aproximadamente 0,5 pp, nas reuniões de abril e maio?

Veja abaixo a curva de juros spot e a termo às 9h41

Curvas_15-03-12 9h41

 

Acesse também

http://www.investcerto.com.br

Siga a InvestCerto no Twitter

http://twitter.com/investcerto

Anúncios
Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: