Skip to content

Método para estimação das taxas Selic futuras – Março/2012

05/03/2012

É muito importante perceber qual é a estimativa realizada pelo mercado para as taxas Selic futuras, que virão a ser definidas nas próximas reuniões do Comitê de Pollítica Monetária (COPOM) do Banco Central do Brasil (BCB). É claro que o mercado pode não acertar em sua estimativa, caso o BCB se decida por alterar a taxa Selic em proporção diferente daquela estimada pelo mercado.

Entretanto, é fato de que uma correta estimativa daquilo que o mercado “precifica” para as próximas taxas Selic é fundamental para o encaminhamento de qualquer decisão financeira; seja na esfera da renda fixa (juros, câmbio e seus derivativos), seja na esfera da renda variável (ações e seus derivativos). Dessa forma, o blog InvestCerto publica um método simples para que qualquer pessoa possa estimar, por ela mesma, as taxas Selic projetadas, implícitas nos DI’s futuros negociados no mercado futuro de taxas de juros da BM&F.

É bom lembrar que o método utilizado é o da “interpolação exponencial” que, como qualquer outro método eventualmente empregado, sempre estará sujeito à eventuais críticas metodológicas. Entretanto, isso não o deprecia, nem tampouco viesa os resultados obtidos por ele, assim como é de fácil aplicação por qualquer trader de renda fixa ou renda variável.

O método será descrito no documento “Método_para_estimar_a_taxa_Selic_esperada_pelo_mercado” e sua aplicação será realizada com base no estudo de renda fixa Estudo: Curvas de Juros Spot e a Termo publicado no blog InvestCerto sexta-feira, 02/03/2012.

Para ler o documento na íntegra, acesse o link abaixo:

Taxas Selic

Acesse também

http://www.investcerto.com.br

Siga a InvestCerto no Twitter

http://twitter.com/investcerto

Anúncios
Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: